9 de jul. de 2011

#2 - Fogazza


Bom, essa é uma receita que o Pimate queria muito fazer... Até porque depois que voltamos da festa junina da igreja da Benedito Calixto, a vontade aumentou ainda mais!!

Experiência (fizemos 4 vezes):
Pra quem não sabe, essa receita foi testada algumas vezes antes de ser escrita. Da primeira vez usamos quantidades diferentes e faltou farinha. Sim, só dava Pimate e Tomenta correndo pro mercado da esquina enquanto a massa crescia e descansava. E na hora de fritar? Festa de óleo pulando. Isso resultou numa grande Grande GRANDE quantidade de coisas para limpar! Porém, fim das contas e dos testes: as fogazzas ficaram DELICIOSAS!!! Ninguém resistiu!

Gostamos:
- FRITURAAA!! \o/
- Tomate + orégano + azeite + muzzarela = FUCK YEAH!

Não gostamos
- A primeira receita erramos muito... não é fácil fazer massa.
- MALDIÇÃO!! Louça pra lavar, fogão pra limpar, chão pra esfregar... (a divisão de tarefas foi na base do par ou ímpar...)

XP ganho
+ Quanto rende essa receita? Veja a quantidade de farinha que leva: 1kg sempre é muita coisa! (se já fez, divida com os brothers)
+ Colocar a água AOS POUCOS! A massa deve PEDIR mais água!
+ Pouca água = massa desmancha fácil; Muita água = massa melequenta.
+ Açúcar + fermento = super-power-pasta of growth!
+ Descanso da massa = esperar ela dobrar de tamanho.
+ recheio aguado --> mudança de ponto da massa --> explosões de óleo quente! Tire as sementes do tomate pra ter menos água!
+ Fogazzas pequenas são mais amadas do que fogazzas gigantes, do tamanho de bebês.
+ Economizar muito no óleo dificulta o trabalho. Deep fried RULES!
+ Ao trabalhar com farinha, evite roupas pretas (isso a gente não aprende...).

Bastante XP! LVL UP!! ~~o/

E a pedidos, aqui está a receita

4 comentários:

Mônica Berimbau disse...

oba!!! \o/
Agora eu quero saber quando vou experimentar as próximas receitas!!
hummmmmm nham nham =)

Li disse...

Prezado Mauro,
sinto informar, mas a fogazza (leia- se 'focatia') original não é a receita indicada pelo blog nem pelas pesquisas Google - eu fiz antes de vir comentar. Fogazza original é assada, nao frita.

Neste caso, convoco-lhe para vir em casa para fazermos a fogazza original - massa que me lembra a pan da pizza hut, com molho de tomate, temperos, e por cima a cobertura - geralmente de queijo.

Grata,

Livia #chatona

Julio disse...

Em que pese discordar da pronúncia sugerida ao prato no post acima (entendo ser 'fogátsa'), devo dizer que ficou muito boa! E frita!
Pode ser a delicadeza do toque do autor na massa, pode ser algum outro segredo escondido, mas ficou ótimo! E a massa bem sequinha!

Gabi disse...

Amo comer e por a mão na massa tbm! Divertido!

XP adicional
+ Se sobrar muita fogazza... no dia seguinte esquente no forno que fica uma delícia! Sequinha, crocante e com o recheio derretido. Hum!! (dicas dos chefes Pimate e Tomenta que deu super certo)!