2 de jan. de 2012

#7 Hamburger

Hamburguer, hamburger. Não sei se alguém já notou mas o Pimate ama hamburgueres (vide coluna a direita). Sem falar que tinhamos ido almoçar no Butcher's Market, o que serviu de fonte de inspiração para essa experiência culinária.

Na verdade, a idéia toda surgiu quando ele achou a receita do molho especial do McDonalds via postagem no facebook: "Hoooo vamos fazer nossos próprios burguers!" pensou o rapaz entusiasmado... e começa a saga da caça aos ingredientes!

A Tomenta encontrou a receita em um site. Será que dá certo?

Experiência (fizemos 1 vez):
Nessa experiência, o que se mostrou desafiador não foi o hambúrguer em si, mas os diversos molhos que vão sobre a carne frita para dar o sabor especial. Como eles eram os momentos mais misteriosos da receita, decidimos começar por eles.

Ok. Primeiro na receita do molho especial vai algo que se chama "molho french". Ok... ONDE TEM MOLHO FRENCH PRA VENDER? Rodamos e rodamos atrás disso. Nos supermercados, procurávamos os molhos nas gôndolas, pegávamos as embalagens e líamos cada texto na esperança de encontrar algo como "molho french é, na verdade, Ketchup". Pensamento do Pimate e Tomenta depois de passarem em 2 mercados: "É... vai sem esse molho mesmo".

Mas aí a Tomenta teve uma boa idéia: "E se FIZÉSSEMOS o raio do molho?". Receita baixada da internet e mão na massa! Com alguns pontos de destaque:

• Ao ver a Tomenta trabalhando com o mixer para fazer o molho, Pimate alerta: "Segura o mixer no fundo! Não levanta senão vai espirr..." - "Que? VrrrrrrRRRRR blash blash blash blash blash!" e molho french pela cozinha toda...
• Rapidamente, o molho estava pronto. Um litro dele. E quanto vai na receita inteira de molho especial? 2 colheres de sopa. Aaahhn... droga.

O importante mesmo é que o molho especial ficou MUITO BOM. Merece o nome que tem!

Faltava apenas a receita de burguer. E para fazê-la não há muito mistério: misturar os ingredientes com a mão mesmo, numa bacia, e moldá-los no formato característico. Mexer em carne crua é bem engraçado... Legal mesmo é chamar a carne de vaca de patinho.


Gostamos:
- Mão na massa! Ahn, na carne! Ahn... no pato? Oo

- Sabor de hamburger MARAVILHOSO!

- Burguer feito em casa é menos gordurento e realmente personalizado.
- A comida perfeita para dividir com amigos


Sugestão: tenha vários complementos à mão (queijo prato, cheddar, catupiry, alface americana, cenoura ralada, tomates etc.) e pergunte para seus convidados como gostariam de comer seus sandubas. Fica todo mundo contente e não dá trabalho extra.

Não gostamos:
- Muito molho para pouco hamburger

XP Ganho:
+ A receita do molho french pede muito vinagre! Fica só o sabor dele! Pode diminuir bastante.
+ Faça menos molho french: 1/4 da receita é suficiente.
+ Já a receita do molho especial pede um pouco de cebola picada, mas sabemos que os famosos hambúrgueres do McDonalds são caprichados nesse ingrediente. Pode colocar bastante que fica muito bom!
+ No próprio burguer, pede-se um ovo POR BURGUER! Isso é um absurdo! Uns dois ovos para cada quilo de carne é mais que suficiente (via SDM).
+ A maionese também é exagerada na receita, o que deixa o hamburguer meio molenga, sem liga. Diminuir um pouco.
+ Opinião do Sakai, nosso convidado: "o hamburguer ficou muito saboroso, mas não ficou crocante". Será que dá para empanar o hamburguer para conseguir atingir o épico estado crocante-por-fora-e-macio-por-dentro?
+ No açougue, pedimos para moer o patinho duas vezes. Mas uma vez apenas pode deixar a textura do hamburguer melhor.
+ Pedir para "moer o patinho" deu todas as piadas. Sim, somos noobs. ¬.¬

A receita. Deixaremos os links das receitas aqui, mas em breve os trocaremos pelas versões 'Pimate com Tomenta'! A receita é da Renata Vanzetto, chef do restaurante Marakuthai (a ser visitado um dia por nós!)

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o blog...vou seguir sempre pois adoro receitinhas....vou passar adiante tambem. So pra dar um pitaquinho eu tambem gosto de colocar alho desidratado moido.