25 de jan. de 2012

#8 Frango com Laranja



Aí vai uma revelação para nossos leitores (ahn, para os que não nos conhecem pessoalmente, pelo menos): a Tomenta é de família chinesa e o Pimate adora essa cultura. Então não podia faltar essa culinária típica no nosso caderno de receitas. Aproveitamos também para postar no número 8 (considerado nº da sorte para os chineses) e como primeiro post do Ano do Dragão uma receita da culinária chinesa.

Um dia estávamos com muita vontade de comer frango com molho de laranja e fomos para o bairro da Liberdade (SP), almoçar em um restaurante. Comemos (muito). Estava OK. Mas não matou nossa vontade. Além disso, uma amiga nossa fez aniversário e serviu frango com laranja e a vontade de se entupir com esse prato só crescia.

Então, só tem um jeito para resolver isso. Vamos fazer! Deve ser moleza...

Experiência (fizemos 1 vez)
Ao procurar a receita, a que mais chamou nossa atenção foi esta, pois foi a única que passou no nosso processo seletivo: moça oriental, profissional, com tamanha didática que seria capaz de ensinar física nuclear para macacos retardados. Ela é boa.

Pra começar, aprendemos a limpar frango, que não é uma tarefa tão óbvia quanto nossas mães cozinheiras nos fazem acreditar. Tirar as gorduras, as pontas ruins, tirar os ossos, separar os filés e cortar em tiras. Comprar os filés prontos adianta bem o trabalho.

De todo o processo, fazer o molho de laranja é a parte mais fácil, sem segredos. A parte trabalhosa (mas não necessariamente difícil) é empanar as tiras de frango UMA POR UMA. Talvez a nossa inexperiência tenha contribuido para um processo longo e cansativo... mas com uma musiquinha no Ipod tudo fica mais fácil.

E no final, a receita ficou DELICIOSA. Modéstia o caraco: esse frango com laranja é o mais gostoso que já comemos. Nham!

Ah sim. Sugerimos arroz como acompanhamento! =)

Gostamos
- O sabor é delicioso!
- É rápido de fazer (se você souber empanar - ou se alguém fizer isso pra você...)

Não gostamos
- Limpar frango é chato.
- Empanar tiras de frango é bem chato.

XP Ganho
+ A receita original vai "chili garlic". Como não fazíamos idéia do que era isso, substituímos por Tabasco e ficou excelente!
+ Pede-se também gengibre em pó. Mas como tínhamos o gengibre inteiro aqui, ralamos ele e ficou delicioso.
+ Aliás, aí vai uma SDM* clássica: substitua os industrializados por frescos sempre que for possível!
+ Logo depois de limpar o frango e cortar em tiras, tempere-o com um pouco de alho bem amassado, sal e limão e continue a fazer outras partes da receita. Isso vai dar um sabor especial!
+ Nós gostamos de colocar a mão na massa. Mas NÃO FAÇA ISSO AO EMPANAR!! Farinha + ovo deve ser a receita básica do Super Bonder. Evite melecas: use um garfo.
+ SEMPRE adicione a maizena aos poucos, pois ela não engrossa caldo de imediato. Se não, você vai tacar um monte e transformar seu caldo numa gelatina asquerosa, passar vergonha na frente de família e amigos e entrar em depressão profunda. Estão avisados.
+ Ai ai ai, óleo faz mal, engorda, faz bagunça e mi mi mi. É verdade. Mas DEEP FRIED RULES! Não economize no óleo, se não seus frangos não ficarão tão crocantes, grudarão uns nos outros e você entrará na "depressão maizena", anteriormente destacada.
+ Aliás, esquente BEM o óleo antes de fritar, para ficar crocante de verdade. Para testar se o óleo está quente, jogue um pedacinho da massa lá dentro. Se demorar pra fritar, espere mais. Se fritar rápido, está no ponto. Se a cozinha estiver em chamas, passou do ponto.
+ Três filés de peito de frango rendem uma receita para 4 pessoas esfomeadas.

*Se você não sabe ainda o que é SDM, veja esse post.

Nenhum comentário: