19 de set. de 2011

#4 Pão de Queijo


Bom, a idéia de fazer pão de queijo, pra variar, foi do Pimate. Tudo o que eu (Tomenta) pensei na hora foi: certo... pão de queijo com GOSTO e SABOR de queijo ou pão de queijo que você não sabe o que tem, mas tem certeza que não é queijo? Confesso que queijo é uma coisa intrigante... Fomos em busca de uma receita... problema: existem MILHÕES delas. Qual escolher? A Sagrada Dica Materna (SDM) foi: "ESTA!". Ok, certo, vamos lá! hehehehe


Experiência (fizemos 5 vezes):
Aqui está a verdadeira prova do equilíbro perfeito da natureza: ou é bonito, ou é gostoso. Talvez no mundo dos pães de queijo, ser as duas coisas ao mesmo tempo é heresia...
Na primeira vez que fizemos, tiramos as fotos acima e os pães, como podem ver, ficaram gordinhos, bolinhas perfeitas que, ao crescer, rachavam a camada exterior. O sabor ficou bom, mas não tão bom quanto as outras quatro vezes posteriores! No entanto, estes "derreteram", lembrando mais uns pães de batata (ou cookies de queijo, segundo o Pimate) mas que ficaram deliciosos.
Talvez seja a receita que estamos usando, baseada em iogurte. Ainda vamos testar outras. Mas, pelo menos, quem provou deste pão de queijo, adorou! (nós inclusive, pois fazemos todo fim de semana... hu hu hu)

Gostamos:
- Fácil de fazer!
- Comer eles quentinhos!
- Comer eles friozinhos!
- Comer eles a semana inteira!
- Comer comer comer comer! #ficandogordos

Não gostamos:
- RAIOS! Por que não estão crescendo?


XP Ganho:
+ Porque a massa cresce se não vai fermento? HÁ! Têm bichos no iogurte que fazem a mesma coisa!
+ Iogurte pode servir como fermento, mas cuidado com a temperatura: os bichos dormem se tá muito frio e morrem se tá muito quente. EXATAMENTE 37ºC é o ideal pra misturar na massa (dica do broder da Tomenta).
+ Polvilho (especialmente o doce) é uma farinha muito fininha que forma uma nuvem eterna quando fica no ar. (Não, Tomenta, não joga toda a farin.... PUFFF!!!)
+ Polvilho (especialmente o doce) é uma farinha muito fininha que é magicamente atraída pela roupa preta. #nuncaaprendemos
+ Dica dos amigos: antes de colocar pra assar, role a bolinha de massa em queijo parmesão ralado. Quando vai pro forno, fica tostadinho por fora! Nham!
+ Queijos diferentes reagem de maneira diferente: em sabor e em consistência.

Veja a receita aqui!

3 comentários:

Mel Domezi disse...

Cade a receita??

Mauro Berimbau disse...

Colocamos agora!! =D

Lis disse...

Adorei! Vou fazer... hihihi