25 de set. de 2011

#5 Bao Zi


Decidimos fazer o Baozi (se fala pao-dzi), ou nikuman em japonês, ou pãozinho recheado, branco, que tem pra vender na Liberdade de tonelada.

Sabe aquelas receitas tradicionais de família que não tem medidas certas e são deliciosas? Como reproduzir algo que passa de geração em geração, sendo que cada uma delas faz de um jeito diferente?

Descobrimos um livro (em chinês!) que tinha a receita e resolvemos usá-la. Pode não seguir a tradição familiar à risca, mas como cozinhamos em um dia de almoço em família, correndo o risco da vergonha absoluta mais uma vez, aprendemos muito recebendo as SDMs (Sagradas Dicas Maternas) no percurso inteiro. E a tia da Tomenta também manda muito bem na cozinha!

E vamos lá! Fizemos nossa primeira experiência de cozinhar sem ter testado a receita antes. O Pimate cuidou da massa (tá ficando especializado) e a Tomenta do recheio. Por serem várias etapas, achamos que ia ser bem difícil. Acho que a descoberta mais incrível (para Tomenta) foi descobrir as diferenças entre os molhos shoyos - isso pode variar em qualidade mais do que vinho, acreditem. Fora a experiência de ter milhares de pessoas na cozinha usando o mesmo fogão, panela a vapor e mesa!

Gostamos:
+ Nosso primeiro prato chinês! =D
+ É uma comida leve, com um recheio que mistura carnes e vegetais. Bem saudável!
+ Parece tão difícil de fazer, mas não é.



Não gostamos:
- É realmente difícil fechá-los para ficar bonitos como a gente vê vendendo por aqui.
- Cozinhar no vapor é algo que ainda precisamos pegar a manha.


XP Ganho:
+ Pimate aprendeu chinês na escolinha e fala Baozi, mas a família da Tomenta só fala Bao. (Porque a gente é cantonês!!! [by tomenta]).
+ Molho de soja = Shoyu (japonês) = 酱油 ou Jiàngyóu (se pronuncia tchián-iou) em mandarim.
+ Ingredientes chineses são fáceis de encontrar em duas lojas, na Liberdade: Towa e Meisim (ficam aqui)
+ Existem dois tipos de shoyu: o que dá cor e o que dá sabor. O que dá sabor se chama Soy Sauce Salsa Soya (nome bobo, né?)
+ Pra fechar os pães, não polvilhe farinha na massa, na mão ou na mesa de trabalho. A massa pára de grudar na mão, mas ela também pára de grudar nela mesma, e aí não dá pra fechar (viu a nossa última foto do cartaz?)


Ahn, claro! Mantendo a tradição, a receita vem depois!
Ehehe... Pronto! Receitinha aqui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal o blog de vcs! Estou muito curioso para ver a receita do Bao Zi de vocês. =)
Vcs podiam fazer sempre receitas bem exóticas como essa =)

Anônimo disse...

E a receitaaaa??